TPM - Manutenção Produtiva Total

  • Home
  • TPM - Manutenção Produtiva Total

TPM - Manutenção Produtiva Total

TPM significa Manutenção Produtiva Total e é um programa de melhoria contínua, onde o objetivo é alcançar a máxima disponibilidade das máquinas, concentrando-se na manutenção produtiva com a participação de todos os colaboradores.

Trata-se novamente de um trabalho onde a participação e o envolvimento de todos é imprescindível, ou seja, o Supervisor da Área cria o ambiente necessário, o Operador implementa as atividades de TPM com base em sua experiência e criatividade com suporte da Equipe, tudo isto visando prevenir as paradas e quebras das máquinas.

A utilização do conhecimento e experiência do Operador melhora consistentemente suas habilidades e capacidades. O Operador no local evita os tempos de inatividade ao realizar regularmente trabalhos de manutenção, inspeção e limpeza, assumindo assim a responsabilidade pelo seu equipamento.

Sequências de produção harmoniosas são alcançadas através da implementação da manutenção preventiva e prospectiva. Um fluxo de trabalho seguro, padronizado e organizado pode ser observado, assim como o aumento da cooperação entre Produção e Manutenção.

Os 5 Pilares da TPM

O TPM tem como objetivo alcançar a máxima eficiência de produção através da eliminação dos seis principais fatores de perda nas operações da Equipe.
Os seis fatores de perda descritos como, Falha de equipamento, Material faltante ou defeituoso, "Setup" e troca de ferramenta, Extensão do tempo de ciclo ou pequenos distúrbios, Interrupções organizacionais/tempo ocioso e Retrabalho ou Sucata, podem ser levantados, analisados, priorizados e erradicados utilizando-se Ferramentas da Qualidade, tendo como resultado um processo mais eficiente.
Visa aumentar a participação da Manutenção Preventiva e Prognóstica, cria padrões para as atividades de manutenção (por exemplo: Planos de Manutenção, Listas de Verificação, etc.), atribui responsabilidades e introduz pré-requisitos para a manutenção, inspeção e limpeza dos Equipamentos.
Nesta etapa o envolvimento de todos é o fator crucial para atingir os resultados, uma vez que há a necessidade de treinamento e qualificação do pessoal envolvido. Uma melhor utilização da experiência da Equipe para uma manutenção aprimorada e prognóstica faz-se necessário.
Tratamos aqui de um investimento necessário para a obtenção do sucesso, e também para que seja um sucesso duradouro.
Há a necessidade de treinamento da Equipe de produção e manutenção na sistemática TPM, pessoal de produção em técnicas de inspeção e manutenção, pessoal de produção em Qualidade e pessoal de manutenção em novas tecnologias.
Pode parecer muito, mas a dedicação de algumas horas diárias serão revertidas em aumento significativo de produtividade.
 
 
O ápice pode ser atingido na medida que os Operadores das máquinas e dos equipamentos realizem os trabalhos de manutenção, inspeção e reparo. Quando se inicia uma linha de produção o responsável pelo projeto leva em consideração estas circunstâncias na fase de engenharia e aquisição das máquinas bem como os critérios TPM nas especificações. São consideradas entre a Área de Projetos, membros da Equipe que irão operar os equipamentos e Área de Manutenção, a capacitação e a transferência de informações pelo fabricante da máquina na fase de implantação. E caso a planta já estiver em operação e se nem todos os pontos acima foram considerados? Solucionamos isto através do levantamento do Nível de Maturidade da Manutenção. Assim pode-se avaliar e propor um Plano de Ação visando adequar as necessidades, da Empresa, obtendo-se com isto uma melhora na performance.
 
 

Outros serviços

Soluções

Contato

Contato geral: (19) 9 9122-6427
Contato geral: (19) 9 9122-6427
Contato geral:
(19) 9 9122-6427

Desenvolvimento
Organização
Resultado
Valor
Dorv
Dorv
© | Todos os direitos reservados por DORV Assessoria e Consultoria Empresarial
© | Todos os direitos reservados
DORV Assessoria e Consultoria Empresarial