KPI - Indicador Chave de Desempenho
O KPI – Indicador Chave de Desempenho é uma técnica de gestão que possibilita efetuar as medições de um determinada característica e ter base para tomar ações dentro do Sistema de Gerenciamento de Produção.
Métricas e KPI´s são como quadrados e retângulos: “Todos os quadrados são retângulos, mas nem todos os retângulos são quadrados”. Da mesma forma, todos os KPI´s são Métricas, mas nem todas as Métricas são KPI´s.
As Métricas também são medidas quantificáveis usadas para avaliar o desempenho ou o progresso de um certo processo. Para criar uma métrica, você coleta dados de uma fonte e monitora para acompanhar seu desempenho. A definição de quais Métricas devem ser KPI´s depende do negócio, do que se quer atingir e qual tipo de informação é relevante.
Uma maneira fácil de pensar em KPI´s é como se fossem os sinais vitais do negócio. Os KPI´s centram seu foco nas coisas mais importantes para manter seu negócio ativo.
Em última análise, um estudo vai definir quais KPI’s são sinais vitais para sua Empresa.
Os objetivos da utilização de KPI’s são a verificação de desempenho, a transparência em todos os níveis hierárquicos, o envolvimento de todos a fim de alinhar as estratégias da organização e garantir a sustentabilidade do negócio.
Todos os envolvidos devem compreender o significado de cada um dos KPI‘s. Devem ser avaliados quando as metas são ou não atingidas e ações devem ser tomadas quando identificado desvios. Seu acompanhamento ao longo do tempo serve como histórico de comparação para os próximos períodos.