Sistema de Materiais
O Módulo Sistemas de Materiais como parte do Sistema de Gerenciamento de Produção, especifica diferentes tipos e métodos para se obter um fornecimento e controle de material no processo produtivo na hora e quantidade certas.
E por que utilizá-lo? Simples, não é um grande estoque de material que compõe uma Empresa bem organizada!! O objetivo é ter um fluxo rápido, contínuo, no tempo e destino correto.
Como fazer? Através de processos e empenhos padronizados, fluxo de material e espaço de armazenamento otimizados e aderência ao princípio FIFO (First-In-First-Out) garantindo com isto a disponibilidade de materiais.
Precisamos deixar claro que para linhas seriadas um controle mais rígido através do planejamento central é necessário, porém ele se torna susceptível às perturbações. Em vez de reduzir problemas e situações inesperadas no trabalho diário, uma estrutura inflexível consome muito tempo para coordenação sempre que um pequeno problema surge no processo. O motivo é que as flutuações atuais não podem ser compensadas pelos colaboradores na linha de produção. Isso implica longos tempos de reação com consequências para os setores posteriores e para os Clientes.
É neste ponto que a utilização de um sistema Kanban nos ajuda, uma vez que ele introduz uma flexibilidade necessária para o processo. O objetivo inicial do Kanban é estabelecer uma sintonia entre estoque e produção, reduzindo tempos, eliminando desperdícios e agilizando informação puxando as necessidades de materiais (Sistema Puxado de Produção).
Henry Ford