Projetos Lean Seis Sigma (LSS) para Melhoria Contínua
Este tipo de projeto de melhoria contínua se baseia em duas filosofias muito difundidas, o Lean Manufacturing e o Seis Sigma.
O Lean Manufacturing se caracteriza pela eliminação de desperdícios e sua essência é criar mais valor com menos recursos. O Seis Sigma se caracteriza pela redução de variação, levantamento e análise estatística de dados.
Projetos LSS são desenvolvidos com base na Metodologia/Framework DMAIC, que é composto pelas fases: Define, Measure, Analyze, Improve, Control e seus desdobramentos. É uma metodologia sistemática para solução de problemas e que promove mudanças estruturadas.
Projetos LSS são utilizados para a resolução de problemas crônicos com causas raíz desconhecidas ou não confirmadas. Aplica-se o melhor das filosofias Lean Manufacturing e Seis Sigma, visando eficiência e eficácia. Aqui vale a frase: "Não adianta ser bom, sem ser rápido. Não é possível ser rápido, sem ser bom."
Em um panorama geral, estes conceitos e metodologias utilizados em conjunto, visam o estudo do estado atual de um certo processo, analisam as causas raiz do problema e soluções são geradas para resolve-lo. Existe um problema em seu processo, você coleta dados, realiza a análise, propõe mudanças, comprova e valida as soluções, implanta as mudanças e como resultado tem-se um processo com melhorias.
Diferente de programas tradicionais de qualidade que são direcionados internamente, Projetos LSS são direcionados para o Cliente e concentram-se no que é crítico para a Qualidade. Muito além de projeto de melhoria, são estratégias de melhoria do negócio com foco em prevenção de defeitos, processos ágeis, resultados financeiros e satisfação do Cliente.