Como novas tecnologias podem ajudar reduzir os custos da sua empresa no dia a dia
O impacto das tecnologias de automação nos mais variados mercados é um fato que já pode ser comprovado em pesquisas. Uma rápida projeção para o ano de 2025, por exemplo, já traz como estimativa a movimentação de 36, 8 bilhões de dólares, de acordo com as análises feitas pela empresa Tractica. Em um cenário mais próximo, é possível observar previsões de crescimento de 70% – em relação ao ano passado – nos valores de negócios voltados para o setor de IA (Inteligência Artificial), como apontou a estimativa divulgada pela empresa de consultoria, Gartner. Com isso, 2018 chegará à marca de US$ 1,2 trilhão. Para além dos grandes valores atingidos com as novas tecnologias, há também ganhos expressivos no desempenho de empresas e nas novas possibilidades que os mais variados dispositivos e sistemas apresentam.
E quando se fala em tecnologia, um misto de curiosidade e desconfiança toma conta das pessoas. Há algum tempo, era difícil encontrar pais, mães e avós conectados. Hoje em dia, existe etiqueta para relacionamento com a família em grupos de WhatsApp e Facebook. Essa disseminação da cultura tecnológica, obviamente chega com força nas empresas. Se antes o assunto se restringia à área de TI, em conversas técnicas e sistemas milionários, hoje é quase impossível não conversar com um assistente ou um diretor, da área de Facilities ao Jurídico, que não pense sobre como soluções tecnológicas podem ajudar no seu dia a dia.
Segundo o estudo da consultoria Accenture "Technology Vision 2018 – Tech Trends Report", que entrevistou executivos em 25 países, incluindo o Brasil, 84% dos entrevistados concordam que por meio da adoção de tecnologia, as empresas estão se aproximando da forma como as pessoas vivem atualmente.
Recentemente o Jornal Nacional dedicou alguns minutos para contar como a Inteligência Artificial está ajudando empresas na área de Recursos Humanos. "Depois disso, os clientes da Modelo Multi começaram a questionar sobre qual tecnologia utilizamos nos nossos serviços e se tínhamos Inteligência Artificial para recrutar candidatos. Contratamos a ferramenta de Inteligência Artificial mais premiada no mundo, apesar de nos posicionarmos como consultoria, uma vez que não abrimos mão da importância do especialista de talentos neste processo", diz Thales Marques, diretor da Modelo Multi empresa de consultoria em Recursos Humanos.
Segundo o consultor, seu time investe horas e horas fazendo benchmarks, vídeo conferências e testes com startups, consultorias e HRtechs ao redor do planeta, como em Berlim, São Francisco, Boston, Nova Delhi e Florianópolis para garantir que as empresas que recrutam com a Modelo Multi tenham acesso ao que há de melhor disponível em termos de tecnologia. "Atendemos empresas do porte de Whirlpool, Saint-Gobain e LVMH em diversas áreas e em breve chegará o primeiro CHATBOT especialista em Recrutamento e Seleção no Brasil", complementa Thales Marques.
As inovações, no entanto, não se restringem à área de Recursos Humanos. A empresa Voaz de São Paulo, especialista em serviços para escritórios corporativos e que atende clientes como Vale, UOL, Twitter e UFC, está inovando na área de Facilities. De início, a marca adotou um modelo de negócios parecido com das Startups. "Somos um grande shared services de facilities e chegamos a reduzir 30% dos custos dos nossos clientes pelo simples fato de conseguimos monitorar as ocorrências, eliminando custos fixos desnecessários. As empresas muitas vezes contratam profissionais ou fazem contratos integrais de manutenção, sem saber o perfil dos seus problemas. Nossa tecnologia nos permite conhecer e monitorar, por exemplo, as revisões do ar-condicionado com uso de QR Code e relatórios em tempo real. Assim conseguimos planejar visitas preventivas e corretivas com menor custo, sem falar em outras economias como encargos trabalhistas ou imobilização de capital para troca do equipamento", diz Henrique Garcia, CEO da Voaz.
E será que em áreas mais tradicionais como serviços Jurídicos é possível inovar?
Rodrigo Cavalcanti, advogado e sócio do Grupo ConJur explica que estão testando a utilização de um BOT que controlará certidões negativas, alvarás e outros documentos imprescindíveis para empresas operarem. "Nossos clientes são empresas fiscalizadas constantemente, como bancos, empresas varejistas ou que fazem negócios com o Governo. Controlar prazos de certidões em planilhas do Excel e como o risco de perder um grande contrato ou ser alvo de uma multa milionária é coisa do passado", garante o advogado. "Nosso BOT é capaz de interagir com os profissionais da empresa, comunicá-los sobre os prazos, entre outras funções que automatizam um processo burocrático e cheio de falhas humanas".
O grande desafio da tecnologia é fazer com que ela seja fácil de ser adotada e que consiga provar o (ROI) Retorno sobre o Investimento. "Processos ineficientes quando automatizados serão apenas processos ineficientes automatizados e, consequentemente, mais caros para continuar a não entregar resultados. Além disso, temos uma tendência a querer automatizar qualquer coisa. Nem tudo faz sentido. O ser humano ainda tem seu valor. Chegamos até aqui em 2018, por causa dele, acredite!", finaliza Thales, da Modelo Multi.